Home > Destaque > Alerta Amarelo em relação à Dengue preocupa autoridades de saúde de Monte Alegre de Minas

Alerta Amarelo em relação à Dengue preocupa autoridades de saúde de Monte Alegre de Minas

Com um planejamento estratégico em mãos a Secretária de Saúde por meio da vigilância em Saúde vem debatendo ações efetivas de enfrentamento ao número de casos prováveis de Dengue na cidade que segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde vem aumentando.

De 01/01/2022 à 30/03/2022, foram notificados 79 casos suspeitos de Dengue. Desses 11 testaram positivo, 30 negativo e 38 aguardam resultado.

O comitê de enfrentamento as arboviroses juntamente com o Secretário Municipal de Saúde Gustavo Tannus vem acompanhando de perto a situação inclusive o plano de ação em execução pela Unidade de controle de Endemias com objetivo de mudar essa realidade no município, porém trata-se de um crescimento regional e até nacional do contágio e transmissão da doença, que ocorre pela picada da fêmea dos Aedes Aegypti. Sendo imperativo principalmente nesse momento que a população atue com regularidade a procura de objetos que possa criar mosquito na sua propriedade.

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais nestes primeiros 03(Tres) meses do ano a região contabilizou mais de 3.100 casos prováveis de Dengue.

Cidades do entorno de Monte Alegre de Minas como Araporã já registrou nesse 1⁰ trimestre de 2022, 77 casos prováveis, Canápolis 18, Centralina 20, Ituiutaba 140, Tupaciguara 62 e Uberlândia 292, Monte Alegre de Minas neste balanço tem 34 casos prováveis de Dengue neste 1º trimestre de 2022.

A região também registrou 25 casos prováveis de Chicungunya, sendo Paracatu a cidade que mais registrou casos teve 10 casos prováveis, Monte Alegre de Minas não registrou casos das 2 doenças citadas.

Resumo da região referente a Dengue

Segundo o boletim, Frutal é o município com mais registros desde o início do ano, 326. Com apenas 3 casos a menos, Uberaba ocupa a 2ª posição das regiões.

Maior cidade do Triângulo Mineiro, Uberlândia é a 3ª cidade com mais registros, 292. Primeira colocada no informativo anterior, Patos de Minas é a 4ª com mais casos prováveis, 269.

Resumo da região referente a Zika e Chicungunya

Ainda conforme a SES-MG, foram notificados 25 casos prováveis de chikungunya nas regiões, sendo a metade em Paracatu. Nenhum caso de zika foi notificado nas 3 regiões.

Não há notificações de mortes nas regiões nem de Dengue, Zika ou Chicungunya.

Resumo Geral Estado de Minas Gerais Dengue, Zika e Chicungunya 

Em todo o estado, a SES-MG informou total de 13.143 casos prováveis de dengue, sendo 5.112 confirmações. Uma morte foi confirmada e 7 estão em investigação.

Em relação à chikungunya, são 897 casos prováveis e 144 confirmados, com uma morte registrada. Quanto a zika, o Estado contabilizou 21 notificações e uma confirmação.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Policiais do 3⁰ Pelotao de Policia Militar de Monte Alegre de Minas recebem graduacao para 3⁰ Sargento

  Dois Militares atuantes no municipio de Monte Alegre de Minas são graduados e promovidos pela gloriosa Policia Militar de ...