Home > Brasil > Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto, saiba como alistar aqui em Monte Alegre de Minas

Alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto, saiba como alistar aqui em Monte Alegre de Minas

Decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira(29)

MONTE ALEGRE DE MINAS

Em Monte Alegre de Minas, o alistamento militar é feito presencial das 7hs até as 12hs, para quem não consegue acessar as plataformas digitais.   A Junta de Serviço Militar informou a prorrogação devido a Pandemia do prazo para alistamento militar em 2021. Os jovens nascidos em 2003 tem até o dia 31 de agosto para confirmarem suas inscrições seja on line ou presencial no multi uso onde funciona a JSM e falar com a Marcela. Nesta quinta-feira(01/07) Ela estará em  Uberlândia.

O prazo foi ampliado em 60 dias. O alistamento poderá ser feito de forma presencial ou pela internet, no sistema on-line, através do endereço eletrônico: alistamento.eb.mil.br, sem wwww.

É de suma importância que o jovem imprime o certificado após ter concluído o seu alistamento on-line. 

ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Quem deve fazer alistamento militar?

R – O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Os brasileiros naturalizados ou os que optaram pela nacionalidade brasileira são obrigados a fazê-lo a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receberem o Certificado ou o Termo de Opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

2. Que documentos devo levar para alistar-me?

R –

  • Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG.
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
  • Registro de Emancipação (no caso dos índios);
  • Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.).
  • CPF

3. Quando eu devo fazer o alistamento militar?

R – O jovem deve alistar-se de 1º de janeiro a 30 de junho do ano em que completar 18 (dezoito) anos de idade. Isto também vale para cidadãos brasileiros que residem no exterior.

4. Qual a idade máxima para alistar-se ao Serviço Militar obrigatório?

R – A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

5. Onde posso realizar o alistamento militar?

R – Procure a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. A JSM é um órgão da Prefeitura Municipal onde o jovem poderá procurar por informações quanto a sua localização. Os brasileiros que residem no exterior devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

Saiba mais sobre o Alistamento e o Serviço Militar acessando o link “Junte-se a Nós” ou a página da Diretoria do Serviço Militar.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto prorrogando até 31 de agosto o prazo para alistamento militar este ano. O prazo final original era amanhã (30). No caso de brasileiros naturalizados ou por opção, o prazo para apresentação obrigatória para o alistamento será de 60 dias, informou, em nota, o Ministério da Defesa.

De acordo com o ministério, a medida é necessária “considerando que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios seguem com suspensão de atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar”.

A pasta disse que a suspensão no atendimento público dificulta o alistamento de diversos jovens carentes que não possuem acesso à plataforma digital. “Prorrogação semelhante foi feita no ano passado, trazendo benefícios aos conscritos e garantindo a qualidade da seleção geral”, disse o ministério.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Monte Alegre de Minas receberá 1082 doses de vacina da Covid19 das remessas 51 e 52

Monte Alegre de Minas estará recebendo 1.082 doses de Vacina da covid19 nos próximos dias Vacinas que serão destinadas a ...