Home > Destaque > Antigo Pé de Òleo da rotatória da Rua Alan Kardec com Rua São Francisco é arrancado

Antigo Pé de Òleo da rotatória da Rua Alan Kardec com Rua São Francisco é arrancado

Espécie Nativa da região Amazônica brasileira, a copaíba é também conhecida como pau-de-óleo, em referência ao óleo extraído de seu caule, conhecida também por sua utilização medicinal, é utilizada ainda em marcenarias, e  cobiçada pela qualidade de sua lenha.

Frondosa e imponente árvore antiga neste local conhecida como o “Pé de  Óleo da Alan Kardec” pelos populares, ficava na Praça Francisco Franklin Figueira,  rotatória da Rua Alan Kardec com a Rua São Francisco, devido ser bem frondosa não há quem não desse por conta de sua existência que embelezou e fez uma grande sombra no local por muitos anos, porém sua saga começou na noitinha da terça feira 22 de setembro do ano passado, quando pelas forças naturais um de seus grandes galhos praticamente metade da árvore, veio ao chão, fato que infelizmente resultou no comprometimento da sua saúde conforme pode-se ver nas imagens da nossa reportagem feitas em 22/09/2020, uma boa parte do tronco foi lascada.

Imagens de 22/09/2020

De lá pra cá, a árvore adoeceu e passou a oferecer risco para a população por não estar mais saudável, e aumentando assim a possibilidade de queda de seus grandes galhos que por natureza da própria árvore tem facilidade pra rachar e causar acidentes.  Por esta razão a Prefeitura por meio do Departamento de Obras  com aval da Secretaria Municipal de Meio ambiente teve que fazer a remoção do famoso pé de óleo deste local nesta quarta-feira(7) por volta de 14:30hs.  Utilizando uma escavadeira de esteira, fez-se a escavação das raizes e posteriormente a arvore foi empurrada ao chão.  Confira o Vídeo.

A Redação do MAM NEWS o Departamento de meio ambiente, vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura Industria e Comércio,  informou que foi solicitado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a retirada da árvore (pau de óleo) na  Praça Francisco Franklin Figueira no Bairro Santo Antônio por necessidade de execução de obras no local para melhorar a aparência da mesma criando condições de uso da praça pela população, adicionalmente informou também o motivo da remoção da árvore.

MOTIVO DA REMOÇÃO DA ÁRVORE

O Departamento de meio ambiente fez vistoria no local e verificou-se que a árvore (pau de óleo) estava com indícios de cupim no interior de seu tronco, provocando broca, comprometendo-a, além disso, já houve queda de um galho frondoso fato que levou a causar a broca no tronco da mesma(video acima). Por essas razões, se fez necessário a retirada da referida árvore, tanto pela necessidade de obras no local como pelo comprometimento da sua estrutura, que  oferecia risco aos transeuntes e veículos no local.  Por outro lado foi recomendado que deverá ser plantado outra muda de árvore no local que proporcione, qualidade de vida a nossa população.

 

 

 

Nesta imagem ao lado no ano de 2013 a 8 anos atrás a árvore estava saudável e exuberante. Sem as avarias que viria com o tempo.

 

 

 

 

 

Nesta outra imagem aérea do local, podemos ver que Ela fica na lateral da rotatória e há ali um belo e grande

espaço para se construir uma lindíssima Praça, inclusive com o plantio de outras árvores cujas espécies seja propícias para realizar a arborização de forma planejada que resulte em mais qualidade de vida para a população.

 

Direto da redação.

 

 

 

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Proprietário de imovel na Zona Rural de Ituiutaba é multado em mais de 200 mil reais por desmate ilegal

Em atendimento a denúncia de desmate ilegal na região dos “Bastos”, zona rural do município de Ituiutaba-MG, policiais militares de ...