Home > Destaque > Após vacinação taxa de mortalidade acima dos 80 anos cai em Uberlândia

Após vacinação taxa de mortalidade acima dos 80 anos cai em Uberlândia

Em janeiro, população na faixa de 80-89 anos representava mais de 16% das mortes e caiu quase pela metade, em maio. No mesmo período, morte acima dos 90 anos passou de 8,97% para 1,42%.

A vacinação contra Covid-19 levou à queda de mortalidade da população mais idosa, em Uberlândia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4) com base nos dados do monitoramento realizado pelo governo municipal.

De acordo com o Município, em janeiro de 2021 os óbitos de pessoas de 80 a 89 anos representavam 16,67% do total. Quatro meses depois, em maio, a taxa de mortalidade dessa faixa etária, que foi a primeira a ser imunizada, caiu 48,83%, ficando em 8,53%.

Entre a população com mais de 90 anos, a taxa de mortalidade pelo coronavírus que era de 8,97% em janeiro, caiu para 1,42% em maio, uma redução de 84,16% no índice.

“Foi com o início da vacinação que sentimos uma redução mais significativa no número de óbitos entre aquelas com mais de 80 anos. Sabemos que os imunizantes disponibilizados atualmente são um importante aliado para vencermos a pandemia”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Ainda segundo o levantamento da Prefeitura, mesmo em março, quando a cidade concentrou o maior número de mortes pelo coronavírus no ano, a proporção entre o número total de vítimas e aquelas entre 80 e 89 anos ou com mais de 90 se manteve em queda, representando, respectivamente, 13,12% e 6,12% do total. No período, a maior parte destes grupos etários já haviam recebido as duas doses da vacina.

Balanço mortalidade janeiro a maio de 2021 em Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Balanço mortalidade janeiro a maio de 2021 em Uberlândia — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Com base nos dados estatísticos deste ano, notamos um arrefecimento da mortalidade entre os mais idosos. Infelizmente, com o vírus ainda em circulação e a chegada da segunda onda, que trouxe novas variantes mais agressivas e eficientes na transmissão, percebemos o crescimento dos óbitos entre a população mais jovem e ainda não contemplada pela vacina, o que demonstra a importância de não descuidarmos do distanciamento e do isolamento social”, pontuou o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues.

 

Conforme o Município, até a manhã desta sexta-feira, mais de 80 mil pessoas do grupo prioritário haviam sido vacinadas com as duas doses. A última atualização também apontou que quase 166 mil pessoas receberam a primeira dose.

Após ficar dois dias sem aplicação, à espera de doses, a campanha de vacinação em Uberlândia foi retomada na última quarta-feira (2) depois que a cidade recebeu o 21º lote enviado pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira, foram enviados para os municípios a 22ª remessa.

Fonte G1 Triangulo

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Proprietário de imovel na Zona Rural de Ituiutaba é multado em mais de 200 mil reais por desmate ilegal

Em atendimento a denúncia de desmate ilegal na região dos “Bastos”, zona rural do município de Ituiutaba-MG, policiais militares de ...