Últimas Notícias
Home > Brasil > Aquecimento global é responsável por mudanças climáticas nas Américas, diz climatologista

Aquecimento global é responsável por mudanças climáticas nas Américas, diz climatologista

A mudança acentuada nas temperaturas nos países do continente americano causam preocupação entre climatologistas. Somente neste ano, a América do Norte sofreu com altas temperaturas e na parte Sul houve recordes de frio, além da formação do primeiro ciclone subtropical registrado durante o inverno.

No Brasil, durante os primeiros dias da estação mais fria do ano, o inverno, o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, registrou neste inverno temperaturas de quase -15°C. Na serra de Santa Catarina, uma cascata congelou. Até lugares com históricos de calor, como Cuiabá e Maceió, apresentaram marcas inéditas de frio.

Na outra parte do continente, na América do Norte, o calor recorde se instalou no Canadá e em parte dos Estados Unidos. Em junho, o Canadá registrou pela primeira vez temperaturas maiores de 45°C. Cerca de 230 pessoas morreram por conta do calor excessivo.

José Marengo, climatologista do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) explica que os extremos são sinais no aumento das mudanças climáticas. “Um dos sinais do aquecimento global que podem levar a uma mudança climática é que os extremos viram mais extremos e mais frequentes. Em todo o mundo algumas coisas que nós esperávamos observar nas próximas décadas, já estão sendo observadas”, aponta.

Em 2020, a temperatura média do globo teve alta de 1.25% em relação à era pré-industrial. “A luta deve ser agora para estacionar os danos causados ao planeta Terra. O objetivo é reduzir as emissões (de carbono), porque zerando as emissões e o desmatamento, podemos fazer com que essa temperatura diminua a taxa de aquecimento”, defende o climatologista.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Governo de MG vai pagar dívida de quase R$ 7 bilhões da saúde aos municípios

O governo de Minas Gerais chegou a um acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para o pagamento dos recursos ...