Home > Cidades > Araporã > Araporã promoveu semana de luta contra o tabagismo em alusão ao Dia Mundial sem tabaco

Araporã promoveu semana de luta contra o tabagismo em alusão ao Dia Mundial sem tabaco

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os prejuízos provocados pelo uso do cigarro, a Atenção Básica da Saúde de Araporã promoveu no final de maio uma semana inteira voltada para a luta contra o tabagismo. As ações desenvolvidas nas três unidades de PSF culminaram com o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.
As ações foram desenvolvidas em sala de espera, atingindo um público amplo como forma de chamar a atenção a um hábito muito agressivo à saúde – de si e de terceiros – que, em tempos de pandemia, pode trazer graves complicações.
Os dados são alarmantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por 8 milhões de mortes ao ano. Cerca de 25% dos óbitos por câncer guardam relação com o fumo.
Em meio à pandemia por covid-19, a OMS lançou uma publicação intitulada 101 razões para parar de fumar, expondo todos os riscos do tabagismo ativo e passivo e suas relações com o vírus Sars-CoV-2, agente causador da doença. O novo coronavírus pode ser ainda mais prejudicial para fumantes e ex-fumantes, por se tratar de um vírus muito agressivo aos pulmões.
Através da Atenção Básica de Saúde, o município de Araporã conta com um programa antitabagismo para apoiar o paciente que deseja parar de fumar. O paciente deve procurar uma das unidades do PSF. A partir daí ele será direcionado para o programa e contará com todo o suporte com equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, dentre outros).

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Alerta Amarelo em relação à Dengue preocupa autoridades de saúde de Monte Alegre de Minas

Com um planejamento estratégico em mãos a Secretária de Saúde por meio da vigilância em Saúde vem debatendo ações efetivas ...