Home > Destaque > Arquitetura do Fórum de Monte Alegre de Minas completou 40 anos de história

Arquitetura do Fórum de Monte Alegre de Minas completou 40 anos de história

A cidade vivia um momento muito especial de seu desenvolvimento, em outra reportagem da série abordamos a Construção do belíssimo Parque de Exposições que agora já estava realizando a 3ª festa agropecuária de Monte Alegre de Minas neste ano de 1980.

O progresso chegava em grande velocidade ao município, que nessa época era governado por Ademar Delfino de Moura, e a próxima Obra que o Prefeito Ademar entregaria a população montealegrense seria o chamado Palácio da Justiça, ou seja o novo Fórum, com uma arquitetura de tirar o fôlego pra época, sendo um dos mais modernos do interior de Minas

.

Nesta época o Fórum funcionava na antiga sede na Praça Luiz Dutra Alvim e o Juiz era o Dr. Paulo Roberto Miro, recém chegado a Monte Alegre de Minas para atuar nesta comarca.

Início de 1980 a estrutura localizada na Praça denominada, Praça Cívica já estava tomando forma. As pedras portuguesas que haviam na praça foram colocadas pela empresa uberlandense EMCON por volta de março de 1980, quando também nesta mesma época a Construção já estava pronta, e com os moveis instalados que havia chegado no mês anterior. Nesta época se trabalhava arduamente para realizar a jardinagem do que viria a ser a conhecida praça do fórum.

Tudo seguia a passos rápidos pois uma ocasião muito festiva se avizinhava para a Inauguração do novo Fórum, um marco histórico para a cidade,  era o mês de maio de 1980 e a inauguração estava marcada para  Junho com a presença do ilustre governador do estado Francelino Pereira dos Santos, e muitas outras autoridades de nível estadual e federal, emfim estava chegando o momento tão esperado.

Em fim chega o dia 20 de Junho de 1980, a cidade eufórica, recebe com muita expectativa o Governador de Minas e sua comitiva, composta pelo Secretario de Estado de Obras Públicas, o Deputado Dr. Carlos Eloy de Carvalho Guimarães, o Secretario de Trabalho e desportos Dr. João Pedro Gustin, Deputado Federal Homero Santos e o Secretário de Estado de Educação Dr. Paulino Cícero de Vasconcelos e demais acessores. Também marcaram presença os poderes executivo, legislativo e Judiciário da cidade, além da Banda Municipal de Uberlândia, Banda Santa Cecília, Polícia Militar, PRF e 36º Batalhão de infantaria motorizada de Uberlândia.

 

De acordo com o Itinerário da época o Governador seria recepcionado por volta de 9hs no Aeroporto do bichiguento, fazendo uma rápida visita pelo monumento histórico dos retirantes de laguna, chegando a Cidade por volta de 10hs para inauguração do Palácio da Justiça, da Praça Cívica e o lançamento da Pedra Fundamental da construção da Escola Estadual de Monte Alegre de Minas, porém outros bons frutos vieram dessa visita do Governador a Monte Alegre de Minas que vamos explanar em novos artigos da série 40 anos de história.

 

São 40 anos de história completados no último ano de 2020, de lá para cá o Prédio já sofreu várias ampliações e com o crescimento da cidade, o mesmo já está a quem da demanda, e um novo e moderno prédio já é cogitado ser construído, mas fica aqui registrado mais este momento histórico de nossa querida cidade de Monte Alegre de Minas.

Fonte: Arquivo Público Mineiro.

 

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Homem é encontrado desacordado com cortes de facão em Uberlandia

Um homem foi encontrado ferido com cortes profundos causados por facão na cabeça, na noite deste domingo (19), no loteamento ...