Home > Destaque > EXPOZEBU 2021 – Está oficialmente aberta

EXPOZEBU 2021 – Está oficialmente aberta

Presidente Bolsonaro e ministra da Agricultura, Tereza Cristina estiveram no evento que está acontecendo de forma on line

Presidente da ABCZ, Rivaldo Júnior, com a ministra Tereza Cristina e o presidente do Brasil Jair Bolsonaro durante evento online neste sábado (1º) — Foto: Reprodução/ABCZ TV

Presidente da ABCZ, Rivaldo Júnior, com a ministra Tereza Cristina e o presidente do Brasil Jair Bolsonaro durante evento online neste sábado (1º) — Foto: Reprodução/ABCZ TV

Evento ocorreu na manhã deste sábado (1º) e ainda contou com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, além do governador de Minas, da prefeita de Uberaba e autoridades do setor de agronegócios nacional. A feira segue até 9 de maio com toda a programação, incluindo os debates políticos e técnicos do agronegócio, transmitidos pela internet diariamente.

A 86ª edição da Expozebu foi aberta oficialmente neste sábado (1º) em Uberaba durante evento virtural. A cerimônia contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido); do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM); do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP); além de autoridades do setor de agronegócios nacional.

A Expozebu 2021 é realizada em um formato totalmente virtual por causa pandemia de Covid-19. A feira, chamada de “Expozebu Conexão Total”, segue até 9 de maio e terá um caráter mais técnico e comercial. A programação oficial e o canal ABCZ TV estão na página oficial da Expozebu.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, a tradição da Expozebu este ano ocorre de uma forma diferente, mas com a mesma determinação e força de vontade para fazer a diferença para o futuro do rebanho nacional.

“Estamos inovando, não paramos. Estamos inovando para reverenciar o trabalho histórico e centenário da nossa entidade em prol do desenvolvimento do nosso país. Estamos inovando para continuar levando a importância do zebu e do nosso agronegócio para o mundo”, disse.

Ações nacionais

Durante a transmissão ao vivo, Bolsonaro ressaltou as ações da gestão dele em benefício do agronegócio brasileiro, como a preservação do direito à propriedade privada, infraestrutura para escoamento da produção, porte de arma, e regularização fundiária.

“O homem do campo é um forte, não parou por ocasião da pandemia. E continua na vanguarda da nossa economia. Vocês [agropecuaristas] realmente seguraram, estão passando por um momento bastante difícil. […] O produtor rural realmente nos orgulha. Estou muito feliz com o trabalho dos senhores. Nós atingiremos nosso objetivo e levaremos o nosso país ao local de destaque que ele bem merece”, afirmou Bolsonaro.

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento ao lado do presidente e destacou o trabalho realizado pela ABCZ no melhoramento do rebanho brasileiro, que é o maior rebanho comercial do mundo.

“Isso tem feito com que a nossa carne de grande qualidade tenha chagado cada vez melhor às mesas dos brasileiros, mas também a muitos países do mundo. O agricultor e o pecuarista brasileiro, nessa pandemia, trabalharam sem parar. Nenhum dia o produtor deixou de plantar, de engordar o seu gado, de fazer a cria, a recria, e colocar o abastecimento farto na mesa dos brasileiros.”

Ela ainda ressaltou a importância do projeto Integra Zebu voltado para a recuperação de pastagens. A iniciativa será lançada oficialmente neste domingo (2) e conta com as parcerias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

“Vai trazer aquilo que o pecuarista sempre quis, que é a conservação, recuperação de pastos, integradas com a produção, porque elas andam em conjunto.”

Exepozebu 2021

A 86ª edição da Expozebu foi iniciada nesta quinta-feira (29) em Uberaba. A feira segue até 9 de maio e terá um caráter mais técnico e comercial. Toda a programação, incluindo os debates políticos e técnicos do agronegócio, serão transmitidos pela internet, diariamente, sempre das 6h30 às 12h30.

O início das transmissões ao vivo do evento foi marcado com a inauguração do ABCZ TV. O canal on-line será responsável por transmitir todo o conteúdo da Expozebu, incluindo leilões e conteúdos específicos para o público internacional. As transmissões ocorrem até o fim da feira e, depois disso, o canal vai continuar no ar com programação permanente.

A programação oficial e o canal ABCZ TV estão na página oficial da Expozebu.

Mudança de formato e cuidados com a Covid-19

O formato 100% virtual da feira foi anunciado pela ABCZ no dia 1º de abril. No mês de fevereiro, os organizadores tinham confirmado a forma presencial da feira, mas com restrições. Porém, diante do cenário atual da pandemia da Covid-19, o formato precisou ser alterado. Em 2020, o evento foi adiado inicialmente e, depois, cancelado.

Esta é a primeira vez que não haverá animais em exposição no Parque Fernando Costa e nem a presença de visitantes. Ainda assim, um número expressivo de colaboradores estará no local para transmitir toda a programação, ao vivo, pela internet.

Mesmo com os portões fechados para o público, a ABCZ informou que várias medidas sanitárias foram adotadas para garantir total segurança durante os 11 dias da Expozebu 2021.

Os funcionários serão submetidos a testes de Covid-19, antes durante e depois da feira. Autoridades e convidados também serão testados. Os exames serão realizados dentro do Parque, numa estrutura montada especialmente para a 86ª ExpoZebu. Mediante resultado negativo, a pessoa recebe uma pulseira de identificação com sistema QR Code, que libera a entrada nas dependências do Parque.

Haverá aferição de temperatura e o uso de máscara será obrigatório, nas áreas internas e externas. Medidas de higienização e desinfecção também foram implantadas, como tapetes de sanitização e totens com álcool em gel, em todos os locais com circulação de pessoas.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Aulas retornam na Rede Municipal de Ensino nesta Segunda(2) em Monte Alegre de Minas

Secretária Municipal de Educação, Mara Chaves Gouveia trabalha intensamente preparando tudo para o retorno presencial híbrido e responsável das aulas ...