Home > Destaque > Felicidade no trabalho: Como promovê-la de forma eficaz?

Felicidade no trabalho: Como promovê-la de forma eficaz?

A felicidade no trabalho está associada à capacidade de desfrutar de emoções positivas no ambiente corporativo. Essas emoções desencadeiam sensações de bem-estar, dever cumprido e elevam a autoestima no trabalho, sendo estes, pilares fundamentais da saúde mental do sujeito.
Ao mesmo tempo, alguns episódios específicos podem minar a felicidade no trabalho, tornando o clima mais “pesado” e difícil. Para lidar com isso, é preciso apostar na criação de uma atmosfera mais equilibrada e que promova sentimentos positivos e estimulantes. Abaixo damos mais informações sobre o tema.
Como promover a felicidade no trabalho?
Para promover a felicidade no trabalho é preciso ter uma visão ampla de tudo que acontece no ambiente corporativo. Observe as suas atuações e as de seus colegas próximos. Isso pode lhe ajudar a criar estratégias e investir em mecanismos que melhorem o clima organizacional.
Veja como:
1- Compreenda o propósito por traz das suas ações
Tente não agir no piloto automático. Procure sempre compreender o propósito de suas ações. Por mais simples que uma atividade possa parecer, alguém precisa fazê-la para que toda a dinâmica da empresa funcione. Portanto, não diminua suas habilidades e saiba enxergar o objetivo de cada uma delas.
2- Reconheça os seus esforços e dos seus colegas
Reconhecer os seus esforços para solucionar problemas ou encontrar novas estratégias é importante também. Isso fará com que você perceba as pequenas vitórias no dia a dia e desenvolva a felicidade no trabalho.
3- Procure estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Cuidado com o excesso de trabalho em casa e com o excesso de questões pessoais no trabalho. Embora sejamos uma só pessoa e seja impossível separar o pessoal do profissional (pelo menos completamente), é necessário estabelecer um equilíbrio que não desgaste nenhum dos lados.
4- Comunique o que pode estar sendo difícil
Tente não guardar o que está pesando no seu dia a dia. Saiba falar com os seus superiores sobre o que pode estar sendo difícil e, junto deles, encontre alternativas para lidar com a situação da melhor forma. Ninguém precisa vencer tudo sozinho!
5- Peça feedback para os seus colegas e superiores
A felicidade no trabalho está relacionada com a forma como você se porta e como os outros lhe enxergam. Por isso, sempre peça feedbacks para aprimorar o seu trabalho, aumentar a autoestima e sentir-se mais bem e feliz.
6- Ajude a manter o ambiente mais leve
Cuidado com as atitudes que podem minar a felicidade no trabalho: fofocas e brincadeiras de mal gosto podem tornar o ambiente pesado e desgastante. A falta de responsabilidade e de cumprimento de prazos, também. Por isso, ajude a manter o ambiente mais leve agindo de maneira coerente às suas obrigações e relações.
7- Tenha um plano de carreira bem estruturado
Lembre-se de fazer um plano de carreira bem estruturado para você. Isso, pois, saber quais são os seus sonhos e em qual etapa da trajetória você está, irá lhe ajudar a ser mais feliz no trabalho. Da mesma forma, ter metas e objetivos também. Por isso, trace um plano coerente às suas pretensões e siga-o!
Com informações do site: noticiasconcursos

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

RESUMÃO DO ESPORTE: Todos os resultados do domingo

Com Corinthians campeão do Brasileirão Feminino, confira TODOS os RESULTADOS deste DOMINGO – Futebol Interior Campinas, SP, 26 (AFI) – ...