Home > Destaque > Geada e sensação térmica de – 4°C são esperadas nesta semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíb

Geada e sensação térmica de – 4°C são esperadas nesta semana no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíb

A cidade onde pode ter a menor temperatura é Patrocínio, mas Uberlândia e Uberaba também devem apresentar anomalias climáticas. Veja como ficam as máximas e mínimas na sua cidade.

 

Sensação térmica no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pode chegar a - 4 ° C — Foto: arquivo de TV Integração/Reprodução, imagem de 2017

Sensação térmica no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pode chegar a – 4 ° C — Foto: arquivo de TV Integração/Reprodução, imagem de 2017

A chegada de uma massa de ar polar e seco, prevista para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, deve derrubar as temperaturas nos próximos 2 dias. Para a terça-feira (20), dia em que é esperada a menor temperatura da semana na região, a previsão é de 100% de chances de geada e sensação térmica próxima a 0°C, conforme o geógrafo William Borges.

O especialista também informou que, apesar desta anomalia climática — fenômeno registrado quando as temperaturas fogem da média —, não há previsão de que a terça-feira seja mais fria do que o dia 30 de junho, data que foi apontada como a mais gelada de 2021.

“Após a passagem da frente fria, que chegou à região no domingo, vem a massa de ar seco polar, que vai afetar todo o Centro-Sul do Brasil. Por isso, são esperadas temperaturas baixas até quarta-feira”, relatou Borges.

A cidade onde o maior frio é esperado, de acordo com o geógrafo, é Patrocínio, onde a sensação térmica pode chegar a – 4°CUberlândia e Uberaba (veja vídeo abaixo) também devem apresentar temperaturas aparentes baixas; na zona rural a previsão é de 0°C a 2°C, já na cidade a população pode esperar de 2°C a 4°C.

“Sensação térmica não é a temperatura registrada na cidade, mas sim aquela que nós sentimos. Os termômetros da região devem variar entre 10°C e 30°C”, explicou Borges.

Uberaba volta a registrar baixas temperaturas neste inverno; mínima deve ser de 7 ºC

Uberaba volta a registrar baixas temperaturas neste inverno; mínima deve ser de 7 ºC

 

Seca no Triângulo e Alto Paranaíba

 

Seca no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 19-07-21 — Foto: Reprodução/Instagram William Borges

Seca no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 19-07-21 — Foto: Reprodução/Instagram William Borges

Para esta semana, não há previsões de chuva para as regiões. Borges apontou que cidades como Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Patos de Minas, já completam mais de 1 mês sem chuvas. Veja placar acima.

A umidade, durante o período da tarde nesta semana, deve continuar em estado de alerta, abaixo dos 30%. Pela manhã, a taxa esperada é de 65%.

O tempo seco aumenta a probabilidade do desenvolvimento de doenças como sinusite, amigdalite, otite e infecções de garganta. Por isso, a orientação é que a população beba bastante água e evite fazer atividades físicas durante o período da tarde.

Veja mais sobre o clima no Triângulo e Alto Paranaíba abaixo:

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Uberlândia 11ºC 29ºC
Uberaba 10ºC 31ºC
Araguari 9ºC 28ºC
Ituiutaba 10ºC 32ºC
Patrocínio 8ºC 28ºC
Patos de Minas 8ºC 30ºC
Araxá 10ºC 28ºC
  • Segunda-feira (19): sol, sem nuvens e sem chuva. Temperaturas entre 8°C e 28°C;
  • Terça-feira (20): sol, sem nuvens e sem chuva. Temperaturas entre 8°C e 30°C;
  • Quarta-feira (21): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 11°C e 31°C;
  • Quinta-feira (22): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 12°C e 32°C;
  • Sexta-feira (23): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 13°C e 31°C.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Aulas retornam na Rede Municipal de Ensino nesta Segunda(2) em Monte Alegre de Minas

Secretária Municipal de Educação, Mara Chaves Gouveia trabalha intensamente preparando tudo para o retorno presencial híbrido e responsável das aulas ...