Home > Economia > Gestores devem regularizar situação de Municípios no Sistema Nacional de Habitação

Gestores devem regularizar situação de Municípios no Sistema Nacional de Habitação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores sobre pendências no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), já que o ambiente virtual conta com mais de 90% dos Municípios vinculados. As pendências podem ser verificadas no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Caso o Município consultado se encontre na situação ‘pendente’, o gestor local deverá entrar em contato com a Centralizadora de Fundos Garantidores e Sociais da Caixa Econômica Federal (Cefus), órgão responsável pelo recebimento, análise e arquivamento da documentação dos Municípios relativa ao SNHIS. O gestor pode, ainda, verificar as pendências e como resolvê-las por meio de e-mail: cefus13@caixa.gov.br

Já para as situações de ‘pendente’ relacionado ao Plano Local de Habitação em sua modalidade simplificada, a área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM reforça que encontra-se disponível um formulário online que deve ser preenchido por gestores de Municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Nas situações que o gestor não possua mais acesso ou precise atualizar seu login com usuário e senha, o líder municipalista deve entrar em contato pelo e-mail: assessoria.snh@mdr.gov.br.

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social
Criado pela Lei no 11.124/2005, o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social centraliza todos os programas e projetos destinados à habitação de interesse social. Os governos locais e estaduais que aderiram de forma voluntária ao SNHIS concordaram em cumprir os requisitos obrigatórios que regulam o sistema, isto é, a instituição de Fundos, Conselhos e Planos Locais de Habitação.

Relacionados às questões urbanas e habitacionais, entidades privadas que desempenham atividades na área habitacional e agentes financeiros autorizados pelo Conselho Monetário Nacional, o Sistema é integrado pelos Ministério do Desenvolvimento Regional, Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, Caixa Econômica Federal, Conselho Nacional de Desenvolvimento Regional, Conselhos, Órgãos e Instituições da Administração Pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Agilidade marca distribuição de mais de 870 mil doses de vacinas contra covid-19

Previsão da SES-MG é finalizar envio do 32º lote de imunizantes às Unidades Regionais de Saúde até quinta-feira (29/7) MONTE ...