Últimas Notícias
Home > Educação > Educação > Governo de Minas lança programa de capacitação gratuita para estudantes em 425 municípios mineiros

Governo de Minas lança programa de capacitação gratuita para estudantes em 425 municípios mineiros

O governador Romeu Zema lançou, nesta quarta-feira (16/06), o programa Trilhas do Futuro, uma iniciativa executada em parceria entre as Secretaria de Estado de Educação (SEE), de Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Econômico (Sede). O projeto visa capacitar cerca de 40 mil estudantes, jovens e adolescentes, com a oferta de 78 cursos.

Ao todo, serão investidos R$ 534,7 milhões para implementar o projeto, executado em 425 municípios de Minas Gerais que apresentaram demanda pelas atividades. O valor investido será aplicado na contratação de instituições públicas e privadas para ofertar os cursos, além do investimento para disponibilizar aos estudantes lanche e vale-transporte.

Os cursos serão inteiramente gratuitos, e na modalidade presencial, respeitando as medidas de segurança para prevenir contaminações pela Covid-19. Segundo o governador Romeu Zema, a expectativa é que as aulas comecem em outubro deste ano, e durem 18 meses. De acordo com ele, o projeto fomenta a inclusão social dos adolescentes, além de contribuir para o desenvolvimento da economia mineira. “Isso representa um potencial gigantesco para os jovens, que terão acesso a esse curso e também a benefícios como transporte e alimentação, porque, muitas vezes, o jovem precisa ter essa ajuda. É mais um passo muito grande que estamos dando para melhorar o setor produtivo e, ao mesmo tempo, fazermos uma ação social enorme”, detalhou.

A contribuição da Sedese neste trabalho foi na utilização do Mapa de Demanda por Educação Profissional, que é um levantamento de cursos técnicos refletindo a procura por profissionais em cada setor da economia. A metodologia de mapeamento foi desenvolvida baseada em dados como RAIS, CAGED, Censo Escolar, e tem o objetivo de identificar, de maneira regionalizada, formações relacionadas às ocupações mais demandadas no mercado de trabalho. Utilizando indicadores de emprego e renda, é possível apontar os setores e postos mais relevantes e aquecidos no momento, bem como sua correspondência em cursos de qualificação. Raphael Vasconcelos, subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, comemora o lançamento do programa que, segundo ele, é sustentado pela eficiência. “Agimos pensando no planejamento e na execução de políticas públicas baseadas em evidências, garantindo sua efetividade e tornando o gasto público mais eficiente. Acreditamos que assim é possível atender com mais qualidade o aluno da rede estadual e dar melhores condições para que tenham uma trajetória de vida digna no mundo do trabalho”, explica.

O programa

O Trilhas do Futuro é voltado para estudantes de escolas públicas matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também poderão se inscrever adolescentes da rede particular de ensino, além de egressos do sistema educacional — neste último caso, apenas se houver vagas remanescentes, após as inscrições regulares. Todos os contemplados receberão vale-alimentação e vale-transporte no valor de R$ 18 por aluno.

A previsão é que no dia 24 de julho seja divulgado um catálogo, com os detalhes dos cursos ofertados. O cronograma também prevê que as matrículas sejam abertas entre os dias 26/07 e 11/08, no site da Secretaria de Estado de Educação.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Amvap realiza encontro de prefeitos conjunto com feira de educação em Tupaciguara

Mais que o tradicional encontro de prefeitos nas reuniões itinerante realizadas pela Amvap, o evento desta terça-feira (26/10) em Tupaciguara ...