Últimas Notícias
Home > Notícias > HC-UFU anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI e ampliação de armazenamento de oxigênio
Divulgação

HC-UFU anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI e ampliação de armazenamento de oxigênio

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) anunciou a abertura de mais 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto exclusivas para o tratamento de pacientes com Covid-19. A confirmação foi dada pelo superintendente da unidade, Nilton Pereira Júnior, em live transmitida na manhã desta quinta-feira (25), que também contou com a presença do reitor da universidade, Valder Steffen Júnior.

Na transmissão, o gestor do HC-UFU também anunciou a ampliação da capacidade de armazenamento de oxigênio prevista para ser concluída em abril. As medidas adotadas pelo hospital para evitar a transmissão do coronavírus e o balanço de atendimento também foram pautados.

Mais leitos

De acordo com Nilton, com a abertura dos 10 novos leitos, o HC-UFU passará a contar com 42 UTIs adulto exclusivas para tratamento de pacientes com Covid-19. Destas, seis foram abertas nesta quarta-feira (24) e já foram totalmente ocupadas. As outras quatro devem ser disponibilizadas até o fim desta semana.

“Graças ao apoio dos governos Federal e Estadual, recebemos respiradores, monitores cardíacos, verba para compra e aluguel de bombas de infusão, e insumos em geral”, afirmou o gestor.

A unidade conta, ainda, com 68 enfermarias adulto, 12 pediátricas e 4 psiquiátricas e uma UTI pediátrica e uma neonatal, exclusivas para pacientes com coronavírus no HC-UFU.

Insumos

Outro ponto abordado pelo superintendente na transmissão foi o abastecimento de insumos utilizados no tratamento da Covid-19, inclusive o fornecimento de oxigênio. Segundo ele, até o momento, o HC não registrou desabastecimento nos estoques, mas que a prioridade é fazer a recomposição de todos os itens, pois com a ampliação do número de leitos houve aumento no consumo.

A capacidade de armazenamento de oxigênio do hospital também está sendo ampliada para garantir o fornecimento. A expectativa é que a ampliação seja concluída em abril.

“Tomamos medidas, preventivamente, para que não haja o desabastecimento de suprimentos como temos visto em outros lugares. Por isso, a prioridade do HC é recompor seus estoques, inclusive de oxigênio. Temos uma capacidade de armazenamento de 30 mil m³ de oxigênio e estamos ampliando para mais 12 mil m³”, disse Júnior.

Outras medidas e balanço

Para evitar a contaminação, o HC-UFU também adotou outras medidas. Entre elas está a redução de pessoas circulando na unidade hospitalar com a suspensão temporária de estágios curriculares dos cursos de graduação e ampliação das restrições de visitas e acompanhantes.

“Todas as áreas técnicas do HC-UFU estão constantemente atualizando os protocolos e seguindo as evidências científicas para que possamos usar adequadamente e de forma racional todos os insumos necessários”, acrescentou Nilton.

O superintendente também apresentou números do hospital com relação ao enfrentamento da pandemia. Conforme o gestor, até o momento foram realizadas mais de 2,2 mil atendimentos e internações de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Para atender a demanda, desde o ano passado foram contratados de forma emergencial pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) mais de 320 profissionais, sendo que 226 somente nos três primeiros meses de 2021. Do início da pandemia até o dia 20 de março, 74 pessoas morreram por causa do coronavírus no hospital. Destes, 23 tinham menos de 60 anos.

Fonte: G1 Triangulo

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Zema confirma que vai pagar o décimo terceiro dos servidores estaduais em dia, em 2021

Dia 7 de dezembro deve ser a data em que o funcionalismo do governo de Minas deve receber o 13° ...