Home > Destaque > Minas Gerais pode liberar volta às aulas no estado mesmo na onda Vermelha

Minas Gerais pode liberar volta às aulas no estado mesmo na onda Vermelha

Medida teve parecer favorável em reunião do Comitê covid-19

Em reunião realizada nesta sexta-feira (25/6), foi discutido no Centro de Operações de Emergência de Saúde o retorno das aulas presenciais no estado em onda vermelha. A partir da análise técnica, o Comitê Extraordinário deve publicar um ato normativo recomendando e regulamentando as hipóteses de retorno em conformidade com os protocolos sanitários do Plano Minas Consciente.

“Todo o processo de retomada das aulas presenciais em Minas Gerais está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e os indicadores do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado”, enfatiza o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti

Alguns indicadores fornecem subsídios ao Comitê Covid para a decisão de retomada. Comparada com outras faixas etárias, a de 0 a 18 anos é uma das menos atingidas por casos de covid-19 em Minas Gerais. Apenas 7,4% dos casos confirmados e 0,2% dos óbitos estão neste grupo. Ao longo da pandemia, apenas 2,7% das crianças e jovens necessitaram de internação e a letalidade é de 0,18%.

Redução de internações

Outros indicadores também foram considerados para subsidiar a recomendação do Coes. Segundo o Comitê Covid, houve redução de 13% nas solicitações gerais para internação nas últimas quatro semanas. Já a taxa de incidência da doença caiu 3% nos últimos 14 dias e 14% nos últimos sete dias.

Além disso, observa-se um avanço na cobertura vacinal entre os idosos, com diminuição de óbitos e internações na faixa etária maior de 60 anos. E também a continuidade da vacinação de professores.

Retomada segura

A retomada já tinha sido permitida, desde segunda-feira (21/6), em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Na reunião de hoje, Coes-Minas deu parecer favorável  à retomada das aulas presencias também em municípios que ainda se encontram na onda vermelha do plano.

Porém, o Coes não aprovou o retorno nas macrorregiões que se encontram na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável. Estão neste estágio as macrorregiões Centro-Sul, Leste do Sul, Nordeste, Oeste e Sul. A retomada também será suspensa caso o estado volte para a onda Roxa do plano.

Macrorregiões

Vale do Aço e Sudeste permanecem na onda amarela, enquanto Centro, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul seguem na onda vermelha.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Policia Militar recupera em Ituiutaba produtos comprados por meios fraudulentos em Caldas Novas

Neste sábado(18) por volta de 17h50min, no bairro Buritis, em Ituiutaba a Polícia Militar recuperou diversos produtos fruto de estelionato ...