Home > Destaque > Monte Alegre de Minas poderá ter CASTRA MÓVEL

Monte Alegre de Minas poderá ter CASTRA MÓVEL

No último dia 2 de Junho (quarta-feira) O vereador Tenir da Cultura esteve em Uberlândia em um encontro com assessores dos Deputados Weliton Prado (Federal) e Elismar Prado(Estadual) para entregar um ofício solicitando aos Deputados um Castra Móvel para a cidade de Monte Alegre de Minas no valor aproximado de 240.000,00.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé, área interna e texto que diz "1 Esse Negro é Nosso T"

O Vereador busca solução para um problema antigo da cidade, que é o aumento cada vez mais crescente no número da população de Cães e gatos, principalmente nas ruas, e o objetivo do projeto é o controle de natalidade destes animais abandonados e daqueles de propriedade da população de baixa renda.

A única forma de evitar o crescimento desordenado deste número de animais soltos pelas ruas e que mais cães e gatos sofram maus tratos, é controlar a reprodução deles. Além de ser um ato de amor, a esterilização ou castração também traz benefícios, pois em fêmeas reduz em quase 100% a possibilidade de desenvolver neoplasias mamárias e doenças sexualmente transmissíveis e para os machos um controle na agressividade. Por outro lado esta é também uma questão de saúde pública visto que alguns animais podem transmitir doenças para humanos, um exemplo é a Leishmaniose.

Porém o problema não é resolvido apenas com um veículo Castra móvel, existe toda uma estrutura que precisa ser montada no município de forma itinerante, desde a equipe técnica e profissional até a compra dos insumos necessários para a realização das cirurgias, isso envolve recursos, planejamento e gestão.

É importante informar que castrar um animal não é apenas pegá-lo na rua castrar e soltá-lo novamente, é preciso acompanhamento no pós operatório, para evitar complicações e até o óbito daquele animal.

Para que o animal seja submetido à cirurgia, ele deverá ter um responsável legal, isso vale também para os animais de rua, visto que após o procedimento se faz necessário medicar e cuidar do animal por alguns dias.

O controle reprodutivo, juntamente com a educação dos proprietários sobre a guarda e bem-estar de cães e gatos fazem com que a população atingida assuma maiores responsabilidades quanto aos cuidados dispensados a seus animais, sendo observado o aumento da expectativa de vida e também melhor expectativa de vida dos animais esterilizados.

De acordo com o Vereador Tenir da Cultura é preciso ter um olhar especial pela causa dos animais, e agir em defesa deles por meio de políticas públicas bem definidas, que ofereça o devido cuidado que Eles necessitam e que vai trabalhar na Câmara para que  Monte Alegre de Minas tenha seu castra móvel e junto ações de educação e conscientização no cuidado dos pets.

Pode ser uma imagem de texto que diz "MONTEALEGRE CABADAGIDADANIA Câmara Municipal de Monte Alegre de Minas, 02 de julho de 2.021. Gab. do Vereador Sr. Valtenir da Silva Faz Solicitação: Emenda Parlamentar Tenir Prezados Deputados: Ao cumprimentá-los respeitosamente, venho através deste, solicitar de Vossas Excelências, que destine este Munícipio um CASTRAMÓVEL, visando solucionar uma demanda grande em nossa cidade que castração dos animais Rua outros. agradeço. Certo de poder contar com Vossas Excelências, desde já Atenciosamente, Valtenir da Silva Tenir- Vereador Exmos. Srs. Eis Prado Welliton Prado Deputados BRASÍLIA-DF/ Câmara Alegre Minas Praça Vereador José c-mail: Oliveira Centro CEP: "Monte Alegre éde todos" Tcl/Fax: 3283-0200 0202"

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Homem é encontrado desacordado com cortes de facão em Uberlandia

Um homem foi encontrado ferido com cortes profundos causados por facão na cabeça, na noite deste domingo (19), no loteamento ...