Home > Geral > Meio Ambiente > MPMG lança guias voltados à defesa da fauna e da saúde

MPMG lança guias voltados à defesa da fauna e da saúde

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), realizou na sexta-feira, 19 de março, às 17h, o lançamento de dois guias voltados à defesa da fauna e da saúde – “Atenção aos acumuladores de animais, leishmaniose visceral canina e esporotricose zoonótica” e “Projetos de construções amigáveis para animais”.

O primeiro foi produzido em parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o segundo, com a organização não governamental Ecologia e Observação de Aves (Ecoavis). A produção foi feita pela Superintendência de Comunicação Integrada do MPMG.

O lançamento das publicações ocorreu durante uma live transmitida pelo canal do MPMG no Youtube, que contou com a participação da coordenadora da Cedef, promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula; do coordenador do CAO-Saúde, promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira; da médica veterinária e professora da UFMG Danielle Ferreira de Magalhães; do presidente da Ecoavis, Adriano Gomes Peixot; do vice-presidente da ONG, Paulo Gonçalves Carvalho; e contou com a mediação do servidor de Relações Públicas do MPMG Bruno Ribeiro de Melo.

Na abertura do evento, Luciana Imaculada destacou que o estreitamento das relações entre os seres humanos e os animais, principalmente os pets, vem acompanhado de uma maior preocupação com a saúde pública, devido à potencialidade de transmissão de zoonoses importantes, como a leishmaniose visceral canina e a esporotricose, e à ocorrência de casos de transtorno de acumulação. “O guia desenvolvido junto com a UFMG trará mais segurança aos promotores de Justiça e aos agentes do serviço público nessas questões, que se agravam nesse momento de pandemia, por conta da maior aproximação das pessoas com os pets”.

Uma apresentação sobre os assuntos abordados pelo guia foi feita pela professora Danielle, passando por tópicos como a definição de transtorno de acumulação, os riscos, as formas de se resolver o problema, as estratégias de prevenção e de controle da leishmaniose visceral, entre outros.

Pássaros
A coordenadora da Cedef também ressaltou a relevância e o ineditismo do guia lançado em parceria com a Ecoavis. De acordo com ela, “Projetos de Edificações Amigáveis para Pássaros” vai ao encontro de uma necessidade concreta das Promotorias de Justiça. “Temos dificuldade de encontrar resposta na literatura brasileira para a questão da mortalidade de aves por colisão com estruturas envidraçadas. Esse é um material inédito que será de muita importância pra quem atua na construção civil e para os promotores”.

Os representantes da Ecoavis, Adriano e Paulo, explicaram que o guia é uma versão em português da publicação americana Bird-Friendly Building Design, elaborado pela American Bird Conservancy, e que destina-se principalmente a arquitetos, planejadores urbanos, legisladores e responsáveis por construções, mas não apenas a este público. “É de interesse de toda a comunidade de pessoas preocupadas com as questões ambientais e em especial os admiradores e observadores de aves”.

Intersetorialidade
A importância do diálogo entre os órgãos que atuam na defesa do meio ambiental e na defesa da saúde foi defendida pelo coordenador do CAO-Saúde. Conforme Luciano, a intersetorialidade é fundamental para dar respostas mais efetivas aos problemas. “Nossa realidade não é fragmentada. Ela é complexa, e as diferentes esferas se interconectam”.

Ainda segundo o promotor, a saúde precisa ser pensada para além do tratamento das doenças. “Muitas vezes, as pessoas enxergam a saúde apenas como assistência, que tem como base a construção de hospitais e a disponibilidade de profissionais. Mas essa é uma visão limitada. O Sistema Único de Saúde visa o bem-estar das pessoas. Por isso, precisamos investir também na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

Fonte:

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Após mais de 3 mêses registrando novos casos diários de Covid19, Monte Alegre de Minas não teve nenhum novo caso nas últimas 24hs

Após ter ficado de 1º a 21 de dezembro de 2021 sem registrar nenhum caso, o município de Monte Alegre ...