Home > Destaque > Rede estadual de ensino em Minas Gerais entra em recesso a partir desta segunda-feira(19)

Rede estadual de ensino em Minas Gerais entra em recesso a partir desta segunda-feira(19)

“O recesso escolar que se inicia é um importante momento de pausa para descanso de profissionais e estudantes, para que possamos, em agosto, retomar as ações com foco no desenvolvimento e recuperação dos estudantes e adaptação ao novo modelo de ensino híbrido”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas Gerais, Izabella Martins.

A subsecretária também pontua que, no segundo semestre, a retomada das atividades presenciais, que teve início no mês de junho, terá continuidade. “No segundo semestre, teremos a ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, alcançando todas as regiões do estado. Por isso, é importante que todos estejam renovados para o retorno à escola com toda a novidade desse momento”, finaliza Izabella.

Se Liga na Educação

Durante o recesso escolar, a programação do Se Liga na Educação também será diferente. As teleaulas exibidas pela Rede Minas e TV Assembleia exibirão a reapresentação de programas. Os inéditos voltarão a partir do dia 3/8, com conteúdo do 3º bimestre.

Segundo semestre

Ao longo do segundo semestre, alunos e professores da rede estadual já têm alguns compromissos marcados.  De 12 a 18/8, por exemplo, será realizada a Semana Estadual das Juventudes, instituída pela Lei nº 22.413 de 2016. A Semana de Educação para a Vida, instituída pela Lei Federal nº 11.988 de 2009, será entre os dias 16 e 20/11.

Os estudantes devem ficar atentos para a devolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do primeiro e do segundo bimestre. E também à data de disponibilização do material referente ao terceiro bimestre, que estará disponível a partir do dia 17/7 e será utilizado após o recesso escolar.

O PET é disponibilizado gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Para os estudantes que não têm acesso à internet, ele é entregue impresso, da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

Este ano, o PET passou a ser bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro ao longo do ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual no ensino híbrido.

Reforço 

No programa de Reforço Escolar, também serão formadas novas turmas, a partir do mês de agosto. Poderão participar da iniciativa alunos matriculados no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio e que estão em progressão continuada, apresentaram aproveitamento inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre ou que desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de Busca Ativa.

Esses estudantes terão a oportunidade de participar do programa e recuperar habilidades ainda não consolidadas. Serão disponibilizadas cerca de 150 mil vagas para o Reforço Escolar nesse segundo momento de formação de turmas do programa.

Também no segundo semestre serão conhecidas as escolas premiadas na segunda e terceira etapa do Prêmio Escola Transformação. A iniciativa é realizada pela SEE/MG com o objetivo de reconhecer, publicamente, as práticas e experiências das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino.

A partir do prêmio, serão distribuídos R$ 90 milhões para as escolas que apresentarem os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, conjuntamente.

Na rede estadual de ensino, o término do ano letivo está previsto para 17/12.

Retomada 

Durante o recesso escolar não haverá divulgação do boletim diário da listagem de retomada das atividades presenciais, uma vez que as escolas permanecerão fechadas.

O próximo boletim será divulgado no dia 30/7 e contará com as atualizações de ondas do Plano Minas Consciente e as permissões de reabertura. Vale lembrar que as escolas que realizaram acolhimento com os profissionais na semana do dia 12 a 16/7 retomarão as atividades presenciais com os estudantes no dia 3/8, após o recesso.

Todas as unidades de ensino que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. O processo de retomada é feito com todo cuidado, segurança e respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde, de maneira gradual, híbrida e facultativa.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

Prefeitura de Monte Alegre de Minas está com projeto de asfaltamento de várias ruas

Obras com Edital lançado para contratação de empresa especializada para realização das mesmas. Uma das ruas que está em andamento ...