Home > Destaque > UFU adere ao ‘Promover’, disponibilizando 1.430 vagas em 40 cursos de graduação

UFU adere ao ‘Promover’, disponibilizando 1.430 vagas em 40 cursos de graduação

Projeto lançado pela Andifes possibilita que estudantes de universidades federais cursem remotamente componentes curriculares em outras instituições da rede; inscrições na UFU ocorrem de 6 a 12 maio
Por:
Hermom Dourado

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou, no início de 2020, o projeto piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) – com a participação das universidades federais do Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA), Sul da Bahia (UFSB) e de Goiás (UFG). A segunda etapa da iniciativa está começando neste mês, com a adesão de mais oito instituições, totalizando 12. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) integra a lista.

“Em suma, ele é uma iniciativa para permitir que os alunos de uma universidade federal cursem componentes curriculares em outras instituições da rede, na modalidade remota. Esta oportunidade enriquecerá a formação dos discentes com conteúdos não oferecidos pelos PPCs [Projetos Pedagógicos de Cursos] das universidades de origem, além de oportunizar a interatividade com especificidades sociais, culturais e diversidades metodológicas das universidades de destino. Os esforços para a consolidação do programa são no sentido de, nas próximas etapas, possibilitar que as outras 57 universidades federais brasileiras tenham a oportunidade de integrá-lo”, comenta a professora Noézia Maria Ramos, coordenadora da Mobilidade Nacional e do Promover na UFU. Segundo ela, pretende-se, em futuras ações, ampliá-lo para atender os outros dois tripés da educação que são as atividades de extensão e pesquisas junto aos programas de pós-graduação.

Neste primeiro momento, a UFU vai oferecer pelo programa 339 componentes curriculares de graduação, totalizando 1.430 vagas – distribuídas entre 40 cursos, vinculados a 27 unidades acadêmicas – para matrícula de discentes de outras universidades. “Todas as informações e documentações necessárias aos acadêmicos, aos docentes e às universidades parceiras serão disponibilizadas na página da Mobilidade Nacional, que está em ‘fase de construção’ e ocupará a aba ‘Promover’ no Portal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)”, acrescenta a coordenadora.

Confira, na imagem abaixo, o cronograma adotado pela UFU no Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior:

O lançamento do edital será realizado nesta quinta-feira (06/05), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Andifes no YouTube.

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

RESUMÃO DO ESPORTE: Todos os resultados do domingo

Com Corinthians campeão do Brasileirão Feminino, confira TODOS os RESULTADOS deste DOMINGO – Futebol Interior Campinas, SP, 26 (AFI) – ...