Home > Destaque > Usuária montealegrense do Serviço municipal de água recebe conta de mais de 400,00

Usuária montealegrense do Serviço municipal de água recebe conta de mais de 400,00

Estamos trazendo esta matéria para que vocês saibam o que fazer quando vem uma conta muito acima do valor que normalmente é pago mês a mês.

Primeira coisa, isso não acontece apenas em Monte Alegre de Minas, acontece em todo lugar, portanto o primeiro passo é  procurar em toda a residência por vazamentos, 99% é algum foco de vazamento, muitas vezes oculto, seja na caixinha de descarga ou na válvula, ou vazamentos que ocorrem de forma subterrânea e escorrem pela rede pluvial e o proprietário não vê.
Portanto geralmente o problema é na residência no sistema hidráulico, onde é de responsabilidade do proprietário, devendo assim contratar um profissional para sanar o problema.
Não é simplesmente dar uma volta pela casa e o quintal observando, precisa de um encanador que possa fazer os testes necessários para identificar o problema.

Em seguida deve procurar o Departamento de Tributos no Centro Administrativo, em horário comercial para pedir uma verificação do valor, baseado em sua média de consumo.

Se o proprietário preferir uma visita da prefeitura, esta vistoria tem uma taxa, já que do hidrômetro pra dentro é de responsabilidade do proprietário.
Alguns casos que envolve quebrar partes da residencia a procura de vazamento, muitos prefere fazer outra encanação, na parte duvidosa do encanamento.

Importante ao procurar a Prefeitura

Nada de Stresse, porque muitos se irritam e depois pede até desculpa porque na maioria dos casos era algum vazamento dentro de sua casa, que não viam, portanto tenha calma, e procure um profissional para resolver seu problema, lembrando do hidrômetro pra dentro não é obrigação da Prefeitura.

Como descobrir vazamentos

1 – Teste do vaso Sanitário (problema na válvula ou na caixa acoplada)

Esse teste é bem simples, porém muitas pessoas ainda não sabem ou não aprenderam e por isso convivem tempos com prejuízos na conta de água. Os vazamentos em vaso sanitário dificilmente são percebidos por causa da quantidade de água que vaza e pela dificuldade em identificar visualmente esta perda de água. Mesmo sendo um pequeno vazamento, como é constante, no final do mês acaba fazendo grande diferença na conta. Como fazer o teste: Jogue um pouco de pó de café no vaso e deixe a noite toda. No dia seguinte, verifique se o pó ainda está lá. Caso esteja, provavelmente, não há perda de água mas, caso desapareça ou diminua a quantidade, é bem possível que haja um vazamento na válvula ou na caixa acoplada.
Pode ser uma imagem de ao ar livre

2 – Teste do copinho de água (vazamento em tubulações)

Agora vamos verificar se não há nenhum problema com a tubulação de água. Esse teste faz com que a própria pressão que sai do cano nos mostre se há ou não algum vazamento de água. Fazendo o teste:
  • Feche o registro da rua;
  • Abra uma torneira ligada diretamente da água que vem da rua para que toda água que está no cano saia;
  • Depois que toda água sair, pegue um copo com água e coloque na boca da torneira. Caso a torneira chupe a água do copo, é sinal de vazamento no cano.

3 – Defeito na torneira*

** Torneira-pingando**

Em muitos casos o problema está na torneira. É muito comum a torneira perder a sua capacidade de vedar toda passagem de água depois de algum tempo de uso por desgaste ou acúmulo de sujeira. Esse é o teste mais simples, possivelmente você já deve ter realizado, mas caso não, analise o seguinte: A torneira continua pingando depois de fechada? Caso sim, esta é a clássica torneira com pinga-pinga, depois de fechada ela continua pingando água.

Uma torneira pingando 24hs por dia por um mês é um importante vazamento.

4 – Testando a caixa d’água

**caixa-dagua-vazando **

Agora você vai aprender a identificar se não há nenhum vazamento na canalização que sai da caixa d’água ou até mesmo na própria caixa. Assim como os outros esse também é um teste simples e que não exige mais do que 1 hora do seu dia. O teste:**
  • ** Feche todas as torneiras da casa;**
  • Desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários;
  • Lembre-se de fechar bem a torneira de bóia da caixa para não entrar água na caixa;
  • ** Marque na própria caixa o nível da água;**
  • Após uma hora verifique se o nível da água abaixou.
  • ** Caso baixe o nível da água no tempo de uma hora, isso é um sinal de vazamento na canalização.**

Dica bônus! Identificando vazamento em piscinas

Se o seu problema atual está em um vazamento em piscina, não se preocupe, também temos um teste para você! Acesse nosso infográfico e faça o teste de evaporação em sua piscina com um balde. Agora ficou mais fácil identificar os vazamentos, agora não tem mais desculpas para continuar com os gastos extras. Não deixe seu dinheiro ir embora por água abaixo! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários.

Conclusão

Reconheça que, em muitos casos, um vazamento pode ser muito difícil de localizar e as vezes nem o encanador não acha precisando de uma análise mais profunda.
Nem todos os vazamentos descritos neste artigo podem ser localizados e, se você não tiver conhecimento sobre o posicionamento do encanamento, poderá perder algo facilmente. Ao mesmo tempo, se você tentar essas etapas, deverá ser capaz de encontrar uma localização aproximada e este é um exercício muito valioso por si só porque ajudará o encanador (muitos encanadores não gostam de procurar um problema, então tudo que você pode fazer eles apreciarão), economizando tempo para o encanador e isso se traduz em economia para você.

Se o encanador não encontrar o vazamento mantenha o Semae informado, para que se chegue a uma solução

Sobre Portal MAM NEWS

Deixe uma Respposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Veja Também

PLANTAO POLICIAL: Mais uma Fazenda no municipio de Monte Alegre de Minas é alvo da acao de bandidos

Apos informação de um roubo ocorrido em uma propriedade rural no Setor rural 04, denominada, Fazenda Tamandua, no município de ...